ELECTRO FITNESS
Contacto:
ELECTRO FITNESS
Contacto:
Blog
27
10
2014

Sugar Addiction!?

By alvaro 0

Muitas são as causas responsáveis pelo aumento de peso. Podemos destacar o aumento da ingestão energética, o sedentarismo e o aumento da disponibilidade alimentar, nomeadamente de alimentos/bebidas processados industrialmente.

Pouco se sabe sobre até que ponto certas características alimentares podem resultar em comportamentos aditivos em humanos, contudo, tendo em conta estudos realizados em animais há uma grande probabilidade de alimentos com elevados níveis de açúcar e gordura possam desencadear comportamentos aditivos.

Como é que o processamento industrial poderá estar na origem de certos vícios alimentares?

As substâncias com potencial aditivo são raramente encontradas no seu estado natural.

No caso das drogas, um dos resultados do processamento é o aumento de concentração do “agente potencial”. Por exemplo, as papoilas são processadas ao ponto de criar o ópio (substancia com ação depressora do sistema nervoso central e de onde se obtém a morfina e heroína). Quando a coca é somente triturada o seu potencial aditivo é baixo. Contudo, quanto é altamente processada ao ponto de poder entrar rapidamente na corrente sanguinea dá origem à cocaína, esta sim muito viciante.

Está bem estabelecido que as drogas ativam neurónicos que contêm dopamina em áreas do cérebro que reforçam o comportamento e que uma variedade de alimentos potenciam a mesma ação, nomeadamente o açúcar, a sacarina e o óleo de milho.

Cre-se, neste sentido, que a adição e concentração de gordura e açúcares no processamento de alimentos e bebidas a nível industrial possa estar tornar-los mais viciantes.  Vejamos que a água tem um efeito nulo em termos de adição, contudo a cerveja (água com 5% de etanol) já se pode tornar viciante. O mesmo acontece com o processamento das uvas em vinho.

Os alimentos altamente processados de modo a proporcionarem um pico glicémico superior ao dos alimentos no seu estado natural. Este facto é particularmente importante porque há evidencias que comprovam a ligação entre elevados níveis de açúcar no sangue e a ativação de áreas do cérebro relacionadas com comportamentos aditivos (córtex orbitofrontal).

Assim, sob o ponto de vista de adição, como o açúcar de um chocolate é mais rapidamente absorvido pelo organismo do que o de uma banana, o chocolate é mais aditivo do que a banana.

Um facto intrigante é que o açúcar e a gordura raramente ocorrem no mesmo alimento naturalmente. No entanto, os alimentos e bebidas processadas pela indústria alimentar (bolos, pizzas, chocolate, bolachas, cereais de pequeno almoço) contêm ambos.

Será tudo isto apenas coincidências do mundo moderno?

Tags for this post

author: alvaro