
FAZER EXERCÍCIO EM JEJUM AJUDA A EMAGRECER?
Entre os vários mitos na área do desporto e atividade física, hoje iremos abordar o do treino aeróbico em jejum para maximizar o consumo de gordura.
Quando fazemos exercício, devemos analisar o peso perdido a médio e longo prazo para saber a efetividade do mesmo e não somente calcular a gordura perdida durante o tempo de exercício.
No fundo ninguém se importa com a quantidade de gordura que perdemos durante uma hora de exercício mas sim quanto perderemos ao fim de uma semana, um mês ou um ano de exercício físico regular. Se partimos dessa premissa, onde ampliamos o horizonte temporal, observamos que não somente cai por terra este mito mas muitos outros que têm tido protagonismo nos últimos tempos.
Esta teoria baseia-se na evidência mais que demonstrada que o consumo de hidratos de carbono antes do exercício de baixa intensidade em pessoas destreinadas reduz a entrada de ácidos gordos da longa cadeia na mitocôndria celular, diminuindo o consumo de gordura durante o exercício.
Esta evidência, não obstante, perde o seu significado e utilidade quando analisamos um marco temporal superior à duração da própria atividade física que é como devemos fazer.
Qual a finalidade de durante o exercício, num determinado sistema de treino, se consuma 20% menos de gordura se durante as horas seguintes se vá consumir 40% mais?
Finalmente, se analisarmos o efeito térmico do treino, ou seja, a capacidade de consumir energia, observamos que tanto durante o treino como horas depois, é mais elevado quando o alimento é ingerido antes da atividade física, independentemente da intensidade a que o treino é realizado. Também se aplica em exercícios para perder peso ou gordura corporal assim como para ganhar massa muscular.
Já tinha ouvido isto alguma vez? Colocou em prática? É bastante importante alimentar o seu corpo corretamente e hidratar-se bem antes, antes, durante e após o exercício.