
LESÕES MAIS COMUNS NOS CORREDORES
Com o bom tempo cada vez mais pessoas procuram fazer exercício físico ao ar livre e a corrida, por não ser necessário nenhum material extra, é a prática mais frequente. O que não quer dizer que seja uma opção sem riscos.
Pessoas que não estão habituadas ao ritmo da corrida muitas vezes adiquirem certas lesões.
As lesões da corrida muitas vezes afectam os joelhos, pernas, tornozelos e pés.
Pernas
-> “Dor nas canelas” – Síndrome do Stress Tibial
Ocorre inflamação nos músculos na parte da frente da canela (tíbia), entre o joelho e o pé. Estas dores podem ser causadas por sobreuso, corridas em superfícies duras ou superficies com grandes inclinações ou na falta de controlo dos músculos levando ao excesso de pronação (rotação interna do pé).
Joelhos
-> “Dor na parte da frente do joelho” – Síndrome Patelo-femural
Ocorre dor na parte anterior do joelho muitas vezes causada por degeneração da cartilagem da rótula (patela), compressão entre o joelho e o fémur ou desalinhamento da rótula.
-> “Dor na parte de fora do joelho” – Síndrome da banda iliotibial
Ocorre dor na parte de fora do joelho causada por fricção entre os ossos da articulação do joelho e do ligamento da parte de fora da coxa (banda iliotibial). Esta lesão pode ser agravada pela fraqueza dos músculos do quadril (principalmente músculos quadrícipete e adutores) assim como superficies com descidas abruptas e corridas de longas distâncias.
->”Dor na articulação dos joelhos” – Lesões meniscais
Apesar de ser uma lesão mais comum em actividades físicas que envolvam movimentos de torção do joelho (como o futebol por exemplo) na corrida pode também acontecer, possivelmente por microlesões sucessivas antigas que acabam por levar ao desgaste da cartilagem fazendo com que ocorra inflamação. Estas lesões meniscais podem ser agravadas por corridas explosivas ou de longa distância.
Tornozelos
– “Tendinite na parte de trás do tornozelo” – Tendinopatia do tendão de Aquiles
Ocorre inflamação do tendão de Aquiles assim como espessura do mesmo. Este tendão é responsável pelo “empurrar do pé no chão” (flexão plantar) durante a corrida, quando se sobe escadas entre outros. Traumas repetidos neste tendão podem levar com que este não cicatrize corretamente levando a inflamação, edema (inchaço) e dor.
->”Dor dos saltos altos” – Fascite Plantar
Ocoore dor no calcanhar que é causada por traumas repetidos no ligamento que está localizada ao longo da arcada plantar. O excesso de peso, fraqueza dos músculos do pé que suportam o arco, “mau” calçado e, especialmente, um aumento repentino na distância/intensidade são factores que podem aumentar esta condição.
Como prevenir estas lesões
- Dê um tempo – Muitas vezes os corredores estão relutantes em procurar tratamento, talvez por não quererem parar a actividade física, no entanto é muito importante que parem por uns tempos para que a lesão na agrave assim como para recuperarem.
- Dê atenção ao seu corpo – Alguns autores sugerem que os corredores mais experientes estão menos propensos a sofrer uma lesão, para além de terem mais prática estão mais atentos ao corpo.
- Verifique o seu calçado – apesar de haver muitas linhas de pensamento em relação a este tema o ideal é sempre recorrer a um especialista para que este adeque o calçado ao seu tipo de pé.
- Aumente a sua distância ao longo do tempo – um aumento da distância numa semana parece estar associado a um maior risco de lesão. Ao aumentar a distância a melhor maneira é que seja gradual e de forma cautelosa.
- Alongue – Apesar de haver muitas teorias sobre o “Alongamento Ideal” está comprovado que alongamentos realizados depois do exercício físico são muito importantes na prevenção de lesões pois durante o exercício o músculo é encurtado, devido à sua contração, e ao alongarmos iremos fazer com que as fibras do músculo se alinhem e voltem ao seu tamanho normal.
- Treino de força e flexibilidade – Manter a flexibilidade e força irá ajudar a evitar lesões, mantendo um equilíbrio saudável entre os músculos utilizados na corrida.
(Informe-se junto ao seu personal trainer ou fisioterapeuta sobre o treino mais adequado para si)
Boas corridas!